top of page

E como ficam nossos sentimentos e afetos nestes tempos de Covid19?

  • avmilhome
  • 29 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Você concorda comigo que falar de sentimentos e afetos é algo a que não nos habituamos? Especialmente, para alguns homens?

Contudo, sentimentos e afetos nos acompanham em todos os momentos. E como eles ficam nestes tempos de crise e pandemia do Covid19?

Falamos de afeto quando algo externo a nós nos afeta emocionalmente. É a forma como escutamos afetivamente algo. É como somos tocados afetivamente pelo outro ou pelo mundo.

E ao contrário do que comumente se faz (não se importar com isso), não atentar para nossos afetos, fará com que eles se manifestem de outras formas.

E quanto aos sentimentos? Os sentimentos são a forma como vivemos os afetos.

Os afetos nos tocam de forma individual e os sentimentos são devolvidos no meio social. Os sentimentos geram uma atmosfera em torno do humor que manifestamos.

E as emoções? Estas são ligadas à ação. A emoção é o destino do afeto.

E como nossa cultura é severa quando não expressamos adequadamente nossos afetos, sentimentos e emoções, não é mesmo?

Por outro lado, como é difícil para alguns expressar :"Eu te amo". Essa expressão gera uma resposta e um movimento interior no outro, mesmo que não seja um sentimento correspondido.

E o que a cultura tenta controlar é essa vulnerabilidade.

Por isso, o amor é sempre um risco. O amor pelo outro, o amor por uma causa...

E você? Já parou para observar que afetos estão sendo gerados em você nestes tempos? Que sentimentos você manifesta com os que estão em casa, nas redes sociais? E como as suas o emoções lhe levam a agir?

A compreensão profunda de cada afeto, sentimento e emoções é um caminho longo...mas toda caminhada começa com um pequeno passo.

Uma boa reflexão para você sobre seus afetos, sentimentos e emoções nestes tempos e que você sempre encontre a via da transformação!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

(85)991204981

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Ana Virginia Milhome - Psicóloga/Psicanalista. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page