top of page

Psicanálise com Crianças - Sinais da Depressão infantil

  • avmilhome
  • 26 de set. de 2021
  • 0 min de leitura

Depressão em criança?


Mas criança só brinca, não?


Não. Criança se entristece, se decepciona.  E se é difícil lidar com estes sentimentos na vida adulta, para a criança ainda mais. Ela está vivenciando tudo isso há bem menos tempo que os adultos.


E criança pode ter depressão sim.  Muitas vezes, os sinais da depressão serão expressos no corpo, num processo psicossomático: o sofrimento psíquico expresso no corpo.


A Psicanálise apresenta conceitos de pulsão de vida e pulsão de morte que trazemos. Quando pulsão de morte caminha ao lado de pulsão de vida, não há riscos. Mas quando pulsão de morte não encontra pulsão de vida, o sujeito se destrói ou destrói o outro.


O que é isso? O entristecer, a melancolia, a destrutividade caminham conosco em nossa humanidade. Fazem parte de nossa energia psíquica. Ao mesmo tempo que as capacidades de lidar com os desafios da vida também caminham conosco. São exemplares de pulsão de morte e pulsão de vida em nós.


Se tivermos a capacidade de fazer o luto, vivermos as perdas e nos abrirmos a novas possibilidades, significa que pulsão de vida e pulsão morte caminham juntas. E a pulsão de morte não nos oferecerá maiores perigos.


É nos primeiros anos de vida que aprendemos a dar espaço a pulsão de vida. É a figura materna quem nos ensina a lidar com as angústias (expressões da pulsão de morte) e superá-las com os cuidados maternos.


Quando à criança falta o cuidado físico, o cuidado emocional, a atenção da mãe ao que a criança sente, há um início de vida com uma pulsão de vida muito empobrecida.


E atenção: criança não quer só leite. Quer atenção. Olhar amoroso. Afeto. Uma criança que só tem o "leite" e não tem o afeto será alguém que crescerá de forma apática (se crescer.. ).


É preciso atentar para os sinais físicos que as crianças apresentam. Diabetes, câncer, apatia podem ser sinais de uma depressão em criança. Podem refletir a inexistência de desejo e desejo, subjetividade, vida psíquica se constrói numa relação.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post

(85)991204981

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Ana Virginia Milhome - Psicóloga/Psicanalista. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page